MANUTENÇÃO E REPARAÇÃO DE COMPUTADORES

Muitas vezes o CPU perde um pouco de rotação pelo motivo de estar com muita sujeira, o processador então passa a trabalhar, com uma temperatura elevada a velocidade fica cada vez mais lenta, podendo travar ou até mesmo estragar, tendo sua vida útil reduzida, trazendo assim grande prejuízo para a empresa. O período para fazer a manutenção nunca deve ser superior a 1 ano, se possível agende uma visita a cada 6 meses.

Os vírus também são grandes problemas no seu computador e na rede, muitas vezes os usuários nem imaginam que o CPU está com vírus, para a melhor identificação é preciso atenção, geralmente o CPU fica mais lento, a internet cai, ou o sinal fica bem fraco.

Mas como evitar esses tipos de problemas? É necessário realizar a manutenção periódica dos equipamentos, dando a sua empresa uma maior segurança.

7.1 Manutenção Preventiva 

É a manutenção direcionada para problemas que não comprometeram o produto ou não causaram grande impacto negativo, ou seja, é um processo de prevenção ao erro, abrangendo substituição de peças comprometidas, de itens que já passaram do tempo de vida útil ou mesmo trabalhando com a limpeza de componentes e atualizações que impeçam a boa performance da máquina.

7.2 Manutenção Preditiva 

A manutenção preditiva também opera na base da prevenção, considerando componentes que possam ser trocados e peças que possam ser verificadas e testadas. Porém, um detalhe é que esse tipo de manutenção parte do princípio Maximum Time Between Failures – MTBF, ou seja, do tempo máximo entre falhas.

Assim, os procedimentos possuem base no tempo útil de cada peça ou do equipamento em si, sugerindo trocas e aprimoramentos antes que o equipamento apresente erros.

7.3 Manutenção Corretiva 

manutenção corretiva é a mais conhecida e solicitada, afinal, parte do erro já identificado pelo usuário. Com ela, é preciso entender a origem do problema, realizar testes e identificar formas de solucionar, formando um diagnóstico final.

Esse tipo de manutenção em computadores implica em gastos com trocas de peça, atualizações, substituições e reparos eventuais. Assim, é bom considerar planos de manutenção preventiva e preditiva para a empresa, além de eventuais reparos com a manutenção corretiva.